outubro 04, 2010

I'm lovin' it.



Para se fazer uma omelete
tem-se que quebrar os ovos.



Recentemente participei de uma conversa sobre a empresa McDonald's com uma recém ex-funcionária e me surpreendi com a noção de realidade dos presentes.
Os relatos sobre os procedimentos da empresa foram interpretados da mesma forma por todos, exceto por mim.

Falava-se sobre a má qualidade da produção e os danos à saúde.
“São colocados mais de cinco produtos químicos na carne do hambúrguer. E o óleo onde tudo é fritado só é trocado a cada sete dias, nele é utilizado mais um produto químico para renová-lo. Caso o óleo não esteja disponível na cozinha no sétimo dia, só poderá ser trocado na outra semana, passando assim mais sete dias sendo usado.”

Além da falta de consciência sócio-ambiental da empresa - todo produto fabricado deve ser consumido imediatamente após o preparo. Caso isso não aconteça, após meia hora o sanduiche perde o valor nutricional e o sabor. A recomendação é de tudo que for produzido e não consumido vá pro lixo, em seguida triturado e misturado com água impossibilitando seu consumo.

- A reação das pessoas foi de revolta e indignação, enquanto pra mim tudo ainda parecia óbvio. -

A infraestrutura econômica da maior rede de Fast-Food do mundo baseia-se no lucro que faz a roda da fortuna girar. Os alimentos são “desperdiçados” por dois motivos muito simples; Um: o valor social da marca dá-se pela construção do pensamento ideológico capitalista de pequenos luxos. O McLanche não foi criado para ser fonte de uma alimentação nutritiva, mas para proporcionar desejo e, consequentemente, prazer. Enquanto for um sabor único e raro, mais dinheiro entra na empresa, ela cresce e gera empregos.
O segundo deve-se à responsabilidade sanitária; se o sanduiche perde o valor nutricional e o sabor não deve ser consumido por ninguém e ir pro lixo.

A evidência está no documentário Super Size Me (foto) que mostra uma experiência na qual Morgan Spurlock alimenta-se apenas do cardápio McDonald's por um mês.
O filme só comprova que uma dieta não balanceada faz mal à saúde. Essa experiência pode ser feita em qualquer lanchonete do mundo e até mesmo em casa comendo apenas frituras e sorvete. O resultado será o mesmo.





2 comentários:

  1. POLÉÉÉMICO.

    o texto ficou bem "a sua cara".
    e esse documentário "supersize me" é uma boa base pra esse tipo de discussão.

    ResponderExcluir
  2. Mano! Mas o pior é que samerda é gostosa, falo meRmo. =/

    ResponderExcluir